Orelha em abano é o nome técnico para essa forma mais projetada para frente da orelha. É genético, de nascença, pode ser assimétrico (ou seja, uma orelha mais projetada que a outra). A cirurgia para melhora desse formato chama-se otoplastia.
Muitas crianças são vítimas de bullying devido a essa conformação da orelha, então é cada vez mais comum pais virem ao meu consultório com crianças chateadas com a situação.
Indicação
Qualquer um com orelhas projetadas.
Crianças a partir de 7 anos já podem fazem, pois geralmente nessa idade a forma da orelha já esta definitiva. Porém sempre oriento aos pais que se a criança estiver pedindo e entender que vai ser necessário um procedimento cirúrgico que necessitará de cuidados pós operatórios, o resultado final tende a ser melhor, pois uma criança não colaborativa nesses cuidados pode fazer todo o procedimento ser perdido.
Duração
Em média 90 minutos de cirurgia.
Incisões
São cortes contornando a parte posterior da orelha, para ficar bem escondida.
Resumo da técnica
Pode ser feita com anestesia local (geralmente nos adultos), geral (super segura!) ou anestesia local com sedação.
Fazemos a incisão atrás da orelha, confecçionamos uma dobra na porção superior da mesma (nome técnico é anti-hélice), retiramos um pouco da cartilagem da concha e damos uns pontos fixando a orelha numa posição mais posterior, diminuindo o aspecto de abano.
Suturamos a incisão e fazemos curativo, colocando uma faixa segurando as orelhas.
Recuperação
Não precisa de dormir no hospital. Pode-se fazer e ir para casa após o procedimento.
Deve-se utilizar faixas de compressão nas orelhas (semelhantes a faixas de tenista ou bailarina) por cerca de 90 dias no total (primeiros 30 dias usar 24 horas por dia e nos próximos 60 dias usar somente para dormir).
Não pode dormir de lado nem de bruços devido ao risco de rompimentos de pontos.
Pode haver dor (facilmente controlável com medicamentos), roxidão e inchaço que tendem a desaparecer em poucas semanas.
Os pontos atrás da orelha são retirados em 1 semana.
Usar óculos: se armação for leve com a parte que encaixa na orelha fina, pode voltar a usar no dia seguinte, porém recomendamos uso de lentes de contato ou usar cordinhas ou silicones que seguram os óculos na parte de trás da cabeça, para não ter que encaixar nada na orelha por 30 dias.
Retorno às atividades (em média)
Todas as recomendações são norteadas principalmente pelo acompanhamento pós operatório desde o término do procedimento, portanto, elas podem mudar dependendo da evolução.
Home office ou atividades administrativas (telefone, celular, computador, papelada...): no mesmo dia da cirurgia.
Atividades físicas sem risco de trauma na orelha: No terceiro dia após o procedimento. Antes disso há o risco de aumentar a pressão arterial, aumentando chance de sangramento, edema e roxidão.
Atividades de alto contato físico (artes marciais, futebol, handball, jet-ski, esquiar, wake board, etc...): 60 dias.
Sol e atividade sexual
Pode-se tomar sol 1 semana após o completo desaparecimento das roxidões. Em média acontece com 6 semanas de pós operatório.
Atividade sexual pode ser retornada com 3 dias de cirurgia.
Ear Shut, Otomodelação, Harmonização de orelha, Otoplastia sem cortes...
Mesmo dominando essas técnicas, não indico esses procedimentos por serem mais simples, e consequentemente com resultados mais limitados. Acredito que o resultado da otoplastia é mais natural e harmonioso. Além disso é um procedimento rápido, retorno para casa rápido e pós-operatório tranquilo, fazendo o custo-benefício sem bem melhor na minha opinião.
Dúvidas?
Te convido a participar do meu instagram, onde sempre posto informações e respondo caixinhas de perguntas! @danilosugitaplastica
Obrigado!
Veja outras cirurgias
Descubra os Melhores Procedimentos Para Você!
Não tem certeza sobre qual procedimento é o melhor para você? Agende uma consulta com o Dr. Danilo Sugita. Ele avaliará seu caso individualmente e indicará a cirurgia mais adequada às suas necessidades. Marque sua consulta agora mesmo!