Consentimento de Cookies

Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

O que é e quais os efeitos da toxina botulínica?

Dra. Juliana Sugita
Dra. Juliana Sugita
November 10, 2022
6
.min

A toxina botulínica, também conhecida como Botox, é uma substância química que atua nas células musculares bloqueando sua atividade e, portanto, paralisando o músculo.

É uma molécula presente na natureza, produzida especificamente por uma bactéria (Clostridium botulinum) que causa o conhecido botulismo, caracterizado justamente pela paralisia muscular.

Depois de estudar a propriedade dessa molécula e seu mecanismo de ação, considerou-se que ela poderia ser usada para modular a capacidade contrátil de certos músculos e, assim, obter um benefício médico. A partir daqui começou a síntese desta molécula em laboratório.

Como ela é usada na estética?

No campo da medicina estética, a toxina botulínica tem como uso a paralisação da contração de certos músculos. Isso bloqueia ou minimiza a mobilidade. Portanto, modula os movimentos, evitando a formação de “rugas de expressão”.

Ela pode ser aplicada para tratar rugas de expressão no terço superior do rosto. Ela também traz excelentes resultados para levantar as sobrancelhas, arrebitar a ponta do nariz e amenizar as rugas ao redor da boca (rugas de fumantes), sorriso gengival, região do queixo e ‘lifting químico’ do pescoço.

Além disso, é muito útil para excesso de transpiração (Hiperidrose) das axilas, mãos e plantas dos pés.

Não existe uma idade indicada para começar a considerar o recurso da toxina botulínica, mas depende do caso de cada paciente.

Pela genética, as rugas podem aparecer no rosto de uma pessoa muitos anos antes de outra. Por isso, a recomendação de uso nos casos em que a contração súbita e permanente do músculo torna as rugas especialmente pronunciadas.

Quando o músculo se contrai continuamente, no longo prazo há uma ruga acentuada em repouso, e quando já está incipiente é o momento certo de usar o Botox.

Leia também::: O que é e como funciona a mamoplastia de aumento?

Como é o tratamento?

Para entender melhor como funciona e o que o paciente notará, devemos começar identificando os dois tempos de rugas:

Rugas estáticas

Aquelas que ocorrem como resultado da flacidez dos tecidos e da perda de colágeno. As condições da mímica facial mudam neles, mas não os tornam menos visíveis.

Rugas dinâmicas

Aquelas que aparecem como resultado de movimentos repetitivos. A mímica facial os torna mais ou menos visíveis de tal forma que são muito menos visíveis com uma expressão facial relaxada.

É neste último que atua a toxina botulínica. Ao paralisar, em maior ou menor grau, a atividade seletiva de certos músculos, limitaremos a repetição da mímica facial e, com ela, a formação e identificação dessas rugas dinâmicas ou de “expressão”.

Se feito corretamente, a paciente continuará a se expressar naturalmente, mas de forma menos intensa, menos forçada, o que evitará que a pele enrugue.

A ação do Botox fará com que as rugas de expressão não avancem e, aos poucos, elas vão suavizando, pois o paciente terá uma expressão mais relaxada.

Leia também::: Quando a depilação com luz pulsada é indicada?

Cada paciente é único

Como podemos ver, onde aplicar a toxina botulínica e porque depende do estudo detalhado de cada caso e da interação da ação dos diferentes grupos musculares de cada paciente.

Cada indivíduo é único e deve ter tratamento de acordo com sua anatomia específica. Dessa forma, é possível obter os melhores resultados e conseguir minimizar ao máximo as temíveis rugas.

Veja Mais

Sua aventura de beleza continua!

Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!

Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!

No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!

Newsletter Instituto Sugita
Receba nossas novidades!

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.