O que é e como funciona a mamoplastia de aumento?
A mamoplastia de aumento, ou amento dos seios, é um procedimento cirúrgico cujo objetivo é melhorar o tamanho e o volume das mamas.
Existem dois tipos, dependendo se é feito com implantes mamários ou lipotransferência. Em ambos os casos, o objetivo é dar mais volume e beleza às mamas.
Para explicar de forma mais detalha como funciona e o que é a mamoplastia de aumento, compartilhamos o artigo abaixo. Siga a leitura e veja se você é uma candidata a este procedimento estético.
Por que a mamoplastia de aumento é realizada?
Muitas mulheres se sentem constrangidas com o volume, forma ou proporção de seus seios, de modo que, embora não seja um problema de saúde, pode afetar sua confiança e autoestima.
Assim, a mamoplastia de aumento é uma operação de cirurgia plástica, estética e reconstrutiva, destinada a alcançar a mama desejada pela paciente, respeitando sua harmonia e proporção.
Normalmente, a cirurgia com implantes mamários é recomendada tanto para corrigir a assimetria entre as mamas quanto para torná-las mais atraentes.
Leia também::: Como evitar a celulite?
Como é feita a mamoplastia de aumento?
A cirurgia de mamoplastia de aumento é feita através de uma pequena incisão feita, dependendo da anatomia da paciente, ao redor da aréola do mamilo, no sulco sob a mama ou na axila.
Através das incisões em cada mama, o tecido mamário é levantado e as próteses mamárias são inseridas, diretamente sob o tecido mamário ou sob o músculo peitoral.
Esses implantes podem ser de silicone ou soro fisiológico e de diversos formatos, geralmente arredondados, ovais ou anatômicos.
Atualmente, graças aos avanços da cirurgia mamária, também existem próteses com textura áspera na superfície para proporcionar uma aparência mais natural.
Os resultados costumam ser muito satisfatórios e a cicatriz da incisão é praticamente invisível.
Com o tempo, uma cirurgia secundária de mama ou uma mamoplastia de aumento secundária pode ser necessária, embora esteja se tornando menos frequente.
Quais são os riscos da mamoplastia?
Como em qualquer intervenção cirúrgica, sangramento, infecção, habitual ou complicações relacionadas à anestesia podem ocorrer na mamoplastia de aumento.
Quanto aos riscos específicos da mamoplastia, o que mais preocupa devido à sua incidência é a contratura capsular (endurecimento da cicatriz que se forma ao redor da prótese).
Quando um implante é feito, o corpo envolve a prótese em uma camada de tecido. Essa camada, chamada de cápsula, na maioria dos casos tem paredes finas e deixa espaço suficiente para a prótese se esticar, mantendo assim o toque macio adequado.
Em uma pequena porcentagem de mulheres, a cápsula engrossa, retrai e comprime a prótese, fazendo com que ela endureça. A contratura capsular pode ocorrer em uma ou ambas as mamas.
Perda ou diminuição da sensibilidade de alguma região localizada do tórax ou mamilo, que pode ser permanente, ou ao contrário, hipersensibilidade nessas mesmas áreas, também pode ocorrer após a mamoplastia.
Em relação às cicatrizes, podem ocorrer alterações que podem exigir tratamento corretivo adicional após a cirurgia.
Para se evitar estes tipos de complicações, a escolha pelo cirurgião plástico que fará sua mamoplastia de aumento deve ser feita de forma bastante criteriosa. Procure sempre profissionais altamente qualificados e com histórico de cirurgias bem-sucedidas.
Leia também::: Quando a lipoaspiração é indicada?
Faça sua mamoplastia de aumento
Se você está insatisfeita com o tamanho ou formato dos seus seios, é uma candidata à mamoplastia de aumento.
Ao escolher seu cirurgião plástico, converse com ele sobre seus objetivos, expectativas e desejos. O profissional é a pessoa mais indicada para lhe falar sobre melhores formatos e tamanhos de próteses, que farão com que o resultado fique espetacular e natural após a mamoplastia.
Sua aventura de beleza continua!
Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!
Protetor solar caseiro funciona? Entenda como isso pode colocar em risco a sua pele
Rugas estáticas: o que são e como tratá-las?
Cirurgia para câncer de pele: principais indicações
Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!
No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!
Receba nossas novidades!
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.