Mitos e verdades sobre a toxina botulínica
A ação do tempo e das expressões, assim como outros fatores externos, favorecem o aparecimento de linhas de expressão, rugas e sulcos no rosto.
Hoje, a Medicina Estética oferece vários tratamentos de rejuvenescimento facial para reduzir esses desconfortos estéticos e corrigi-los.
Entre esses tratamentos está o botox ou toxina botulínica, que é uma substância que aplicada corretamente relaxa a musculatura, minimizando linhas de expressão e rugas.
É uma solução injetável que elimina as rugas sem a necessidade de passar pelo centro cirúrgico. O tratamento dura aproximadamente 10 minutos e a recuperação é imediata, de modo que o paciente pode levar uma vida normal assim que sai da clínica.
O resultado final da aplicação do botox pode ser visto três dias após o tratamento e durará entre 4 e 6 meses, dependendo do tipo de pele e das condições particulares de cada paciente.
Apesar de bastante seguro, é comum ouvirmos muitos mitos sobre a toxina botulínica e por isso compartilhamos o artigo abaixo com os principais. Confira!
Botox causa perda de expressão e dá um resultado pouco natural
Mito! O efeito não natural da toxina botulínica é um mito generalizado e baseia-se na aplicação incorreta de outros tipos de injeções.
A substância do botox é uma proteína que relaxa os músculos faciais visando os famosos “pés de galinha”, linhas de expressão na testa e em outras partes do rosto.
Se for aplicado por um profissional qualificado e com experiência garantida, o resultado será um rosto jovem e radiante, mas sobretudo natural.
Leia também::: Quais fatores de risco para envelhecimento precoce da pele?
Toxina botulínica deforma os lábios
Outro mito. O rejuvenescimento facial com toxina botulínica é usado apenas no terço superior da face, não nos lábios.
Existe uma falsa crença de que o botox deforma os lábios quando aplicado, no entanto, o botox não é usado para preenchimento labial.
Para aumentar o volume dos lábios, outras substâncias de preenchimento facial são usadas, como o ácido hialurônico, que às vezes é usado em conjunto com a toxina botulínica para rejuvenescimento facial com resultados muito bons.
Quando o efeito passa, as rugas aparecem mais pronunciadas do que antes
Outra inverdade. A toxina botulínica é um relaxante muscular que ajuda a retardar a progressão do envelhecimento da pele.
Por esta razão, é impossível que, ao passar o efeito aos 6 meses, as rugas sejam mais pronunciadas.
Na verdade, produz o efeito oposto, ela diminui o aprofundamento das rugas, evitando assim que novas sejam geradas. Quando o efeito da substância desaparece, as rugas que já existiam reaparecem, mas de uma forma muito mais suave.
Um dos benefícios da toxina botulínica é justamente retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
A aplicação do Botox é dolorosa
Mito. Botox é um tratamento indolor, pois não é invasivo. É feito através de microinjeções com as quais, no máximo, o paciente notará uma pequena punção.
Botox deixa o rosto inchado
A toxina botulínica deve ser aplicada na dosagem adequada e isso só pode ser conhecido por um médico especialista. Por isso é muito importante aplicar esse tratamento em um centro especializado.
Normalmente, se não houver excesso da substância, não há razão para haver inchaço na face, pois a aplicação da toxina botulínica deve ser feita em cada dose ao tipo de músculo.
A toxina botulínica é prejudicial porque é uma toxina
Nada está mais longe da realidade. A toxina botulínica é completamente inofensiva. É uma proteína que é utilizada na medicina há mais de 20 anos em diferentes especialidades desde a oftalmologia à dermatologia e neurologia.
As complicações decorrentes de sua aplicação são mínimas, menos de 1% dos casos. Aliás, a única coisa a ter em conta ao realizar este tratamento é que é necessário um intervalo mínimo de 4 meses entre as aplicações.
É só para maiores de 40 anos
Esta afirmação é uma crença muito comum e muito incerta. A toxina botulínica, além de corrigir as rugas, também serve para preveni-las e proporcionar um rosto mais jovem e descansado.
Leia também::: Quando o preenchimento facial é indicado?
A toxina botulínica paralisa o rosto
O rejuvenescimento facial com toxina botulínica não paralisa a face, muito pelo contrário, seu efeito é relaxante muscular. O único caso em que pode ocorrer paralisia é se a aplicação for um excesso da substância em uma área. Para evitar isso, conte com a ajuda de um médico dermatologista, que sabe a quantidade certa para cada rosto e cada músculo.
Aqui na Sugita somos especialistas em Medicina Estética e dispomos de uma equipa médica com vasta experiência em tratamentos de rejuvenescimento facial.
Se pretender mais informações sobre toxina botulínica, na nossa clínica iremos aconselhá-lo para que tenha um aspecto de pele uniforme e jovem. Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta!
Sua aventura de beleza continua!
Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!
Protetor solar caseiro funciona? Entenda como isso pode colocar em risco a sua pele
Rugas estáticas: o que são e como tratá-las?
Cirurgia para câncer de pele: principais indicações
Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!
No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!
Receba nossas novidades!
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.