Consentimento de Cookies

Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Estudo indica que Cirurgia Plástica em idosos é segura como em jovens.

Dr. Danilo Sugita
Dr. Danilo Sugita
November 19, 2014
4
.min

Homens e mulheres mais velhos que decidem se submeter a uma cirurgia plástica estão seguros e têm uma taxa de complicações similar aos mais novos que passam por procedimentos estéticos. A afirmação é baseada em um estudo apresentado no evento Plastic Surgery The Meeting, promovido pela American Society of Plastic Surgeons (ASPS) em outubro.

“O aumento de idosos buscando cirurgias plásticas cria a necessidade de compreender melhor as complicações de procedimentos estéticos nesta população. Nosso estudo demonstrou que pacientes com mais de 65 anos podem se submeter a procedimentos com uma taxa de complicações similar a de pacientes mais novos quando o cirurgião plástico é credenciado em órgão competente [no Brasil, a SBCP]”, explica o cirurgião plástico Max Yezhelyev, integrante do departamento de cirurgia plástica da Vanderbilt University, e autor do estudo.

Com o envelhecimento da população, muitas pessoas com mais de 65 anos estão optando por cirurgias plásticas estéticas. Uma extensa revisão de informações de 2008 a 2013 ilustrou que as complicações pós-operatórias entre idosos ficou em 1,94%, uma diferença insignificante para a taxa de 1,84% registrada entre pacientes mais jovens. A idade média dos participantes mais velhos foi de 69,1 anos enquanto a média dos jovens ficou em 39,2 anos.

A proximidade dos números ocorre apesar da média superior de indicadores relacionados à saúde dos mais velhos, incluindo o Índice de Massa Corpórea (25,4% comparados a 24,2%) e a incidência maior de diabetes (5,7% comparado a 1,6%). Nem todos os indicadores foram negativos, entretanto. Entre os idosos a taxa de fumantes é menor (3,4% contra 8,5%).
O estudo também mostrou que a taxa de complicações pós-operatórias em pacientes com mais de 80 anos de idade foi de 2,2%, algo insignificante quando comparada aos 1,94% registrado em todos os pacientes acima de 65 e aos 1,84% entre os mais jovens.

Também merece destaque que pessoas mais velhas realizam mais cirurgias plásticas na face: 69% contra 12%. O único procedimento que teve uma taxa de complicação maior entre idosos foi a abdominoplastia. Enquanto nos mais jovens houve 3,9% de complicações, 5,4% dos idosos registrou problemas – os mais comuns são hematomas, infecções e a cicatrização dos procedimentos.



Fonte: SBCP

Veja Mais

Sua aventura de beleza continua!

Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!

Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!

No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!

Newsletter Instituto Sugita
Receba nossas novidades!

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.