Cirurgias para câncer de pele

Tratamento Cirúrgico do Câncer de Pele.

Existem diversos tipos de cirurgia para tratamento do carcinoma basocelular e de células escamosas. A escolha da técnica cirúrgica dependerá do tamanho do tumor, localização, e do tipo do câncer de pele. A maioria das cirurgias pode ser feita em consultórios médicos ou clínicas especializadas. Se o tumor tiver risco elevado de disseminação, a cirurgia pode ser seguida por outros tratamentos, como radioterapia ou quimioterapia.

Excisão Simples

Os tumores de pele não melanoma geralmente podem ser tratados com sucesso apenas com uma excisão simples, na qual o tumor é removido com uma pequena margem de tecido normal.

A excisão simples é realizada com anestesia local e deixa uma pequena cicatriz.

Curetagem e Eletrodissecação

Este procedimento é utilizado para remover o tumor por raspagem com uma cureta, e em seguida, a área onde o tumor estava localizado é tratada com um eletrodo que emite uma corrente elétrica para destruir todas as células cancerosas remanescentes. A curetagem acompanhada da eletrodissecação é utilizada para o tratamento do câncer de pele de células basais e células escamosas.

Reconstrução

Em casos em que o tumor é grande, pode ser necessário fazer um enxerto com um retalho de pele para ajudar na cicatrização e recuperar a aparência da região.