Consentimento de Cookies

Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Quando a mamoplastia redutora é indicada?

Dr. Danilo Sugita
Dr. Danilo Sugita
January 18, 2023
4
.min

A mamoplastia redutora, tecnicamente conhecida como uma cirurgia de redução de mamas, é indicada para mulheres com mamas grandes e flácidas.

Com esta cirurgia, o tecido adiposo, o tecido glandular e a pele são removidos das mamas, tornando-as menores, menos pesadas e mais firmes.

Também permite diminuir o tamanho da aréola (a pele mais escura que envolve o mamilo). O objetivo deste procedimento é obter mamas menores, com forma e proporção mais adequadas ao resto do corpo.

Para explicar de forma mais detalhada como funciona a mamoplastia redutora, e quando ela é indicada, confira o artigo que compartilhamos abaixo!

O que é redução de mama?

A mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica e estética que visa reduzir o volume da mama. Muitas mulheres recorrem a esta operação para reduzir o tamanho de mamas excessivamente grandes e/ou flácidas ou para corrigir assimetrias mamárias.

A redução mamária também permite eliminar distúrbios relacionados ao excesso de volume mamário, como:

  • dores nas costas
  • região cervical
  • região lombar e mamária
  • dores de cabeça
  • problemas respiratórios
  • dermatites e ulcerações em correspondência com as alças do sutiã e no sulco
  • problemas estéticos e psicológicos
  • no desempenho de uma atividade esportiva
  • na vida sexual ou na esfera social de uma mulher

A redução do volume mamário também permite reduzir, em percentual do volume extraído, a incidência de câncer de mama.

Leia também::: Blefaroplastia: conheça a cirurgia de pálpebras

Quando é conveniente realizar a cirurgia?

A presença de mamas muito grandes (hipertrofia) e caídas (ptose mamária) pode depender de fatores genéticos, da receptividade hormonal do tecido mamário ou do ganho excessivo de peso.

Quando o volume da mama a ser extraída ultrapassar 800 ml. Estamos falando da gigantomastia, uma hipertrofia mamária de tamanho considerável associada, geralmente, a alterações patológicas na glândula e nos tecidos de sustentação.

A mamoplastia redutora é uma operação relativamente complexa que geralmente dá excelentes resultados, desde que seja feita por um especialista em cirurgia plástica, com experiência em remodelação mamária, em estruturas devidamente equipadas e autorizadas.

Antes da cirurgia

Você deve ter muito claro o volume que deseja em seus seios e a presença de suas cicatrizes. Deve ficar claro que a redução de tamanho se limita pelo risco de alterar a irrigação.

Por outro lado, a redução de mama diminui o tamanho do bojo do sutiã, mas não a circunferência. Em outras palavras, espera-se que um copo D vá para um B.

Seu cirurgião plástico avaliará seu estado de saúde, seu histórico médico importante e avaliará suas mamas. Por isso, discuta todas as suas expectativas em relação à cirurgia com seu cirurgião plástico e ele irá orientá-lo sobre a melhor opção, alternativas, limitações, riscos e cuidados que você deve ter.

Se você fuma, toma medicamentos como aspirina, anti-inflamatórios, vitamina E, corticosteroides ou tem sangramento espontâneo ou prolongado, informe o seu médico, é importante evitar complicações na cirurgia.

Leia também::: Quais os riscos da lipoaspiração e como evitá-los?

Agende sua consulta

Como fica claro, a mamoplastia redutora é uma cirurgia indicada não apenas por questões estéticas, mas também para proporcionar melhor qualidade de vida às mulheres. Afinal, para algumas, o tamanho dos seios pode ser um problema.

Veja Mais

Sua aventura de beleza continua!

Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!

Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!

No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!

Newsletter Instituto Sugita
Receba nossas novidades!

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.