Consentimento de Cookies

Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Quando a lipoaspiração é indicada?

Dr. Danilo Sugita
Dr. Danilo Sugita
October 19, 2022
10
.min

É importante entender que a lipoaspiração ou lipoescultura corporal não é uma arma cirúrgica para emagrecer. Sua função é retirar o excesso de gordura de algumas partes do corpo onde há um acúmulo localizado de gordura.

Por isso, caso seu desejo seja emagrecer, saiba que a lipoaspiração não é indicada. Ao contrário, ela é um procedimento estético complementar que lhe ajudará a ter um corpo mais escultural, removendo principalmente aquela gordurinha localizada que teima em não sair.

Dito isso, vamos compartilhar o artigo abaixo onde apresentamos mais dicas para saber quando a lipoaspiração é indicada. Confira e tire suas dúvidas!

O que é a lipoaspiração?

Primeiramente, vamos explicar o que é a lipoaspiração, ou lipoplastia. Ela é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica.

Em geral, desenvolvem-se depósitos de gordura em diversas regiões do organismo, regiões de acúmulo persistente mesmo após rotina de exercícios físicos e dietas adequadas, contribuindo para a aparência desproporcional do contorno.

A lipoaspiração atua removendo o excesso de tecido adiposo, com retorno do contorno e criando aparência mais emagrecida.

A lipoaspiração pode ser realizada isoladamente, ou em associação a outros procedimentos para redução do abdome, coxas, braços, entre outras áreas do corpo.

A lipoaspiração não é um tratamento eficaz para celulite ou obesidade. E é importante deixar claro que pessoas submetidas à lipoaspiração devem ser saudáveis e relativamente magros, com pele firme, elástica e bom tônus muscular, e apenas 30% acima de seu peso ideal.

Leia também::: Como acabar com a flacidez da barriga

Quando ela é indicada?

A lipoaspiração pode ser realizada quando o peso foi perdido após seguir uma dieta de emagrecimento e exercício físico, mas existem áreas onde a gordura acumulada não foi eliminada.

E como já mencionamos, ela não oferece cura para o sobrepeso ou a obesidade, embora em alguns casos possa ser usado sequencialmente para remover a gordura de áreas isoladas.

No caso das mulheres, as áreas mais frequentemente tratadas com lipoaspiração são o abdômen, quadris, coxas e joelhos. No caso dos homens, a parte de trás da cintura, abdômen e seios, quando apresentam aumento de tamanho (ginecomastia).

Como é a preparação para a lipoaspiração?

Antes da lipoaspiração, o paciente receberá instruções que o prepararão para a cirurgia. Isso incluirá regras para regular a ingestão de alimentos, líquidos e tabaco, e também sobre a ingestão ou supressão de medicamentos, vitaminas e suplementos de ferro.

Caso o paciente da lipoaspiração sofra de resfriado ou infecção de qualquer tipo, principalmente se for uma infecção de pele, a cirurgia pode ser adiada. Para minimizar o aparecimento de hematomas após a lipoaspiração, você precisará parar de tomar aspirina, anticoagulantes ou anti-inflamatórios algumas semanas antes da operação.

Também será necessário, na lipoaspiração como em qualquer outra intervenção, a realização de exames pré-operatórios que, geralmente, incluirão exame de sangue e coagulação, além de eletrocardiograma.

Importante frisar que a lipoaspiração não é indicada em pacientes com problemas de saúde, especialmente aqueles extremamente obesos, que tiveram doenças recentes, que têm doenças crônicas, doenças cardíacas ou pulmonares crônicas ou que têm histórico de flebite.

Como é a recuperação?

O pós-operatório de uma lipoaspiração não é doloroso. No entanto, o paciente pode notar uma sensação de queimação ou inflamação nas áreas tratadas. Normalmente, o cirurgião plástico recomenda analgésicos para prevenir ou atenuar a dor.

Feita a lipoaspiração, será utilizada uma bandagem compressiva ou uma cinta elástica, dependendo da área tratada. É normal que apareçam hematomas e inchaço dos tecidos na área aspirada.

Em cerca de três meses, já será possível observar uma redução do inchaço e contemplar os primeiros resultados da lipoaspiração, que atingirão seu auge entre seis meses e um ano.

Leia também::: Cuidados com a beleza e o corpo para quem está no home office

Agende um horário

Espero que tenha compreendido o que é a lipoaspiração e quando ela é indicada. Importante deixar claro que você também converse com seu cirurgião plástico, e veja se o procedimento é indicado para você.

Aqui no Instituto Sugita somos especialistas em lipoaspiração, com uma equipe altamente qualificada pronta para lhe atender. Para agendar uma consulta de avaliação, basta clicar aqui!

Veja Mais

Sua aventura de beleza continua!

Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!

Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!

No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!

Newsletter Instituto Sugita
Receba nossas novidades!

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.