Consentimento de Cookies

Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Quais os riscos da lipoaspiração e como evitá-los?

Dr. Danilo Sugita
Dr. Danilo Sugita
January 4, 2023
6
.min

Conhecer os riscos da lipoaspiração e a forma como eles podem ser prevenidos é de vital importância antes de encarar esta cirurgia.

E é que, apesar de ser um procedimento seguro, ainda é uma intervenção cirúrgica, por isso sempre haverá certas complicações.

Antes de se submeter à lipoaspiração, a pessoa deve ter sido devidamente informada sobre os riscos que podem surgir durante a própria intervenção ou durante todo o período pós-operatório.

Foi por isso que preparamos o artigo abaixo, para que sirva de fonte de pesquisa para você que deseja realizar tal procedimento e quer saber mais sobre os riscos da lipoaspiração e como evitá-los.

Anestesia, um dos principais riscos da lipoaspiração

Um dos principais riscos da lipoaspiração, como em qualquer procedimento cirúrgico, é derivado da aplicação de anestesia.

Neste caso, a lipoaspiração é uma intervenção normalmente realizada sob anestesia mais sedação. No entanto, se a área a ser tratada for muito grande, opta-se pela anestesia geral.

De qualquer forma, as complicações relacionadas à anestesia podem ser praticamente reduzidas completamente se a operação for realizada por um cirurgião experiente e em um centro médico preparado para tal cirurgia.

Da mesma forma, uma parte essencial do período pré-operatório são os testes realizados pelo anestesista com os quais serão evitados qualquer inconveniente ou reação alérgica à anestesia.

Leia também::: Quando a lipoaspiração é indicada?

Outras possíveis complicações da cirurgia de lipoaspiração

Graças aos avanços nas técnicas cirúrgicas e à experiência acumulada dos cirurgiões plásticos, a lipoaspiração tornou-se uma intervenção segura e com baixo índice de complicações.

No entanto, é muito importante que todas as pessoas que vão se submeter a esta operação tenham a devida orientação sobre os possíveis riscos da lipoaspiração. Alguns deles são explicados abaixo.

Sangramento

Não é comum que essa complicação ocorra durante a intervenção da lipoaspiração, nem no pós-operatório. No entanto, é preciso saber que esse risco existe e que, caso ocorra, costuma exigir um tratamento específico para extrair o sangue acumulado.

Para evitar o risco de sangramento, é importante que a paciente siga as orientações do cirurgião após a lipoaspiração. Por exemplo, você deve evitar tomar medicamentos como aspirina ou anti-inflamatórios, ou outros similares, antes da cirurgia, pois podem afetar a coagulação do sangue.

Infecções

Em circunstâncias muito raras, ocorre uma infecção como consequência da lipoaspiração. Em qualquer processo cirúrgico, todo o material utilizado durante a intervenção, assim como a sala cirúrgica, passa por uma rigorosa esterilização.

Além disso, no período pós-operatório, serão envidados todos os esforços para tomar todas as precauções e dar as instruções necessárias ao paciente para evitar esse risco.

Mesmo assim, em caso de sintomas de infecção, a paciente deve procurar seu especialista o mais rápido possível para o tratamento adequado.

Alterações na sensibilidade da pele

A perda de sensibilidade é um dos riscos temporários da lipoaspiração, que vai desaparecendo gradativamente com o passar das semanas e a pele se recuperando do ‘trauma’ da intervenção. É incomum que esse efeito da lipoaspiração seja completo ou perdure permanentemente.

Inchaço da pele

A inflamação da pele normalmente ocorre após a lipoaspiração, embora desapareça com o passar dos dias e a pele recupere sua aparência.

Cicatrização

Geralmente, não ocorrem problemas de cicatrização, pois as cânulas utilizadas são muito pequenas – cerca de 2 mm. Por isso, praticamente não deixam cicatrizes na região.

No entanto, em algumas pessoas, cicatrizes anormais podem ocorrer tanto na pele quanto nos tecidos profundos.

As cicatrizes podem ser feias ou de cor diferente da pele ao redor. Se for esse o caso, tratamentos adicionais podem ser necessários, incluindo cirurgia para tratar a cicatriz anormal.

O paciente deve informar ao cirurgião se tem propensão a formar quelóides, um defeito de cicatrização, pois pode significar um dos riscos da lipoaspiração que tornariam essa intervenção desaconselhável.

Leia também::: 5 dicas para você planejar sua cirurgia plástica

Evite as complicações

A melhor forma de evitar tais complicações e riscos da lipoaspiração é fazer seu procedimento com um cirurgião plástico que seja especialista na área. Um profissional experiente terá noção dos riscos e fará de tudo para evitá-los.

Aqui na Sugita temos uma equipe altamente qualificada e coordenada pelo Dr Danilo Hideki Sugita para realizar sua lipoaspiração. Dessa forma, você terá certeza que estará em boas mãos.

Veja Mais

Sua aventura de beleza continua!

Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!

Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!

No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!

Newsletter Instituto Sugita
Receba nossas novidades!

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.