Consentimento de Cookies

Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Quais fatores de risco para envelhecimento precoce da pele?

Dra. Juliana Sugita
Dra. Juliana Sugita
November 25, 2022
8
.min

A passagem do tempo atua na pele, afetando toda a sua estrutura, provocando alterações que levam a uma deterioração da sua saúde e aparência.

Estas são causadas por fatores internos, típicos da passagem do tempo, e por fatores externos correspondentes ao ambiente e estilo de vida de cada pessoa.

A nível biológico, as alterações mais importantes produzidas pela idade nas estruturas da pele são:

  • diminuição do aporte sanguíneo
  • diminuição dos níveis de colagénio e elastina
  • menor número e densidade de células adiposas
  • renovação celular mais lenta

Como resultado, a pele perde volume, densidade, elasticidade e luminosidade. Aparecem rugas e linhas de expressão, aumenta a sensibilidade aos raios ultravioleta, a pele fica mais sensível e propensa a danos, além de menor capacidade de cicatrização. Sua textura também fica mais seca e áspera, com aspecto mais opaco e opaco.

Mas o envelhecimento precoce da pele pode ser evitado. Para isso, é fundamental conhecer quais os fatores de risco envolvidos, e evitá-los. Quer isso para você? Confira o artigo que preparamos abaixo!

Causas do envelhecimento precoce da pele

Estima-se que 20% do envelhecimento da pele seja causado por predisposição genética, e os 80% restantes estejam associados às condições externas a que está submetida: o expossoma.

O expossoma é definido como o conjunto de fatores aos quais a pessoa está exposta desde o nascimento até a morte, que desencadeiam respostas no organismo. O estudo do ambiente e a forma como o corpo se relaciona com ele ajuda-nos a obter um conhecimento mais profundo da natureza humana, bem como a tentar atenuar os efeitos negativos que esta exposição pode causar tanto no corpo como em órgãos específicos.

O expossoma tem um impacto particular na pele, uma vez que é o maior órgão do corpo humano e uma das suas principais funções é a de barreira no organismo.

Influencia na saúde e na aparência, assim como no envelhecimento precoce da pele. Os fatores que compõem o expossoma e que podem causar os sintomas da velhice precoce são:

1. Radiação solar

É o elemento mais prejudicial para a saúde da pele: não só pode causar doenças e lesões, como é o principal responsável pelo seu envelhecimento precoce. Tanto que foi designado um termo que destaca esse efeito: o fotoenvelhecimento. Os raios ultravioleta da luz solar penetram nas camadas mais profundas da pele, causando danos irreparáveis.

Leia também::: Quando a depilação com luz pulsada é indicada?

2. Poluição do ar

As partículas em suspensão e certos gases poluentes presentes na atmosfera estão associados ao aparecimento de sinais de envelhecimento precoce na pele. Além disso, em áreas expostas a alta poluição, o aparecimento de manchas e rugas foi detectado em maior grau do que em áreas menos poluídas.

3. Tabaco

Fumar é uma das práticas mais nocivas para a saúde, inclusive para a pele. Sua ação aumenta os radicais livres, piora o suprimento sanguíneo, piora a capacidade de autocura da pele e prejudica sua função de barreira. Aliás, os sintomas mais claros da velhice prematura causada pelo tabaco são o aparecimento de rugas e pele seca e opaca.

4. A dieta

Uma boa alimentação é essencial para o aspecto saudável da pele. Dietas ricas em antioxidantes, vitamina C, água ou betacaroteno melhoram o aspecto e a saúde da pele, enquanto o consumo de álcool e produtos ultraprocessados, ricos em gorduras e açúcares, resultará em pele mais sensível e menos bonita.

5. O tempo

A exposição contínua a altas temperaturas pode ser outra causa de envelhecimento precoce da pele. Isso foi demonstrado em grupos profissionais que lidam diariamente com fontes de calor. Pelo contrário, o frio pode causar ressecamento, perda de umidade ou menor capacidade reparadora da pele.

6. Estresse

Um alto nível de estresse pode induzir diferentes tipos de danos à pele, como diminuição da permeabilidade, comprometimento da função de barreira da pele ou aumento dos níveis de cortisol. Dessa forma, o resultado é uma pele mais sensível e propensa a desenvolver ou piorar doenças de pele.

7. Falta de sono

Em relação ao ponto anterior, a privação do sono também induz estresse oxidativo na pele, principal causa do envelhecimento precoce. Como consequência do cansaço, podem surgir, por exemplo, olheiras, bolsas, olhos inchados, pele oleosa ou seca, palidez, ressecamento e rugas na testa e linhas de expressão mais marcadas.

Leia também::: O que é e quais os efeitos da toxina botulínica?

Evite o envelhecimento precoce da pele

Como viu, diversos fatores causam o envelhecimento precoce da pele e, quanto mais distante ficar deles, mais jovem sua pele pode seguir ao longo dos anos.

Mas é claro que cuidados diários também são fundamentais, como o uso de protetor solar, hidratação, boas noites de sono, e melhor qualidade de vida.

Além disso, a tecnologia dermatológica é hoje uma grande parceira para tratamentos da pele e que proporcionam resultados incríveis. Aqui na Sugita Dermatologia & Cirurgia Plástica temos diversos procedimentos que devolvem anos à sua pele e permitem que ela fique linda, hidrata e sem rugas.

Veja Mais

Sua aventura de beleza continua!

Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!

Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!

No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!

Newsletter Instituto Sugita
Receba nossas novidades!

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.