Consentimento de Cookies

Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Mitos e verdades sobre a toxina botulínica

Dra. Juliana Sugita
Dra. Juliana Sugita
January 18, 2023
6
.min

A ação do tempo e das expressões, assim como outros fatores externos, favorecem o aparecimento de linhas de expressão, rugas e sulcos no rosto.

Hoje, a Medicina Estética oferece vários tratamentos de rejuvenescimento facial para reduzir esses desconfortos estéticos e corrigi-los.

Entre esses tratamentos está o botox ou toxina botulínica, que é uma substância que aplicada corretamente relaxa a musculatura, minimizando linhas de expressão e rugas.

É uma solução injetável que elimina as rugas sem a necessidade de passar pelo centro cirúrgico. O tratamento dura aproximadamente 10 minutos e a recuperação é imediata, de modo que o paciente pode levar uma vida normal assim que sai da clínica.

O resultado final da aplicação do botox pode ser visto três dias após o tratamento e durará entre 4 e 6 meses, dependendo do tipo de pele e das condições particulares de cada paciente.

Apesar de bastante seguro, é comum ouvirmos muitos mitos sobre a toxina botulínica e por isso compartilhamos o artigo abaixo com os principais. Confira!

Botox causa perda de expressão e dá um resultado pouco natural

Mito! O efeito não natural da toxina botulínica é um mito generalizado e baseia-se na aplicação incorreta de outros tipos de injeções.

A substância do botox é uma proteína que relaxa os músculos faciais visando os famosos “pés de galinha”, linhas de expressão na testa e em outras partes do rosto.

Se for aplicado por um profissional qualificado e com experiência garantida, o resultado será um rosto jovem e radiante, mas sobretudo natural.

Leia também::: Quais fatores de risco para envelhecimento precoce da pele?

Toxina botulínica deforma os lábios

Outro mito. O rejuvenescimento facial com toxina botulínica é usado apenas no terço superior da face, não nos lábios.

Existe uma falsa crença de que o botox deforma os lábios quando aplicado, no entanto, o botox não é usado para preenchimento labial.

Para aumentar o volume dos lábios, outras substâncias de preenchimento facial são usadas, como o ácido hialurônico, que às vezes é usado em conjunto com a toxina botulínica para rejuvenescimento facial com resultados muito bons.

Quando o efeito passa, as rugas aparecem mais pronunciadas do que antes

Outra inverdade. A toxina botulínica é um relaxante muscular que ajuda a retardar a progressão do envelhecimento da pele.

Por esta razão, é impossível que, ao passar o efeito aos 6 meses, as rugas sejam mais pronunciadas.

Na verdade, produz o efeito oposto, ela diminui o aprofundamento das rugas, evitando assim que novas sejam geradas. Quando o efeito da substância desaparece, as rugas que já existiam reaparecem, mas de uma forma muito mais suave.

Um dos benefícios da toxina botulínica é justamente retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

A aplicação do Botox é dolorosa

Mito. Botox é um tratamento indolor, pois não é invasivo. É feito através de microinjeções com as quais, no máximo, o paciente notará uma pequena punção.

Botox deixa o rosto inchado

A toxina botulínica deve ser aplicada na dosagem adequada e isso só pode ser conhecido por um médico especialista. Por isso é muito importante aplicar esse tratamento em um centro especializado.

Normalmente, se não houver excesso da substância, não há razão para haver inchaço na face, pois a aplicação da toxina botulínica deve ser feita em cada dose ao tipo de músculo.

A toxina botulínica é prejudicial porque é uma toxina

Nada está mais longe da realidade. A toxina botulínica é completamente inofensiva. É uma proteína que é utilizada na medicina há mais de 20 anos em diferentes especialidades desde a oftalmologia à dermatologia e neurologia.

As complicações decorrentes de sua aplicação são mínimas, menos de 1% dos casos. Aliás, a única coisa a ter em conta ao realizar este tratamento é que é necessário um intervalo mínimo de 4 meses entre as aplicações.

É só para maiores de 40 anos

Esta afirmação é uma crença muito comum e muito incerta. A toxina botulínica, além de corrigir as rugas, também serve para preveni-las e proporcionar um rosto mais jovem e descansado.

Leia também::: Quando o preenchimento facial é indicado?

A toxina botulínica paralisa o rosto

O rejuvenescimento facial com toxina botulínica não paralisa a face, muito pelo contrário, seu efeito é relaxante muscular. O único caso em que pode ocorrer paralisia é se a aplicação for um excesso da substância em uma área. Para evitar isso, conte com a ajuda de um médico dermatologista, que sabe a quantidade certa para cada rosto e cada músculo.

Aqui na Sugita somos especialistas em Medicina Estética e dispomos de uma equipa médica com vasta experiência em tratamentos de rejuvenescimento facial.

Se pretender mais informações sobre toxina botulínica, na nossa clínica iremos aconselhá-lo para que tenha um aspecto de pele uniforme e jovem. Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta!

Veja Mais

Sua aventura de beleza continua!

Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!

Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!

No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!

Newsletter Instituto Sugita
Receba nossas novidades!

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.