Consentimento de Cookies

Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Em novo combate à dengue, a SBD/RN alerta na utilização de repelente em crianças

Dra. Juliana Sugita
Dra. Juliana Sugita
March 12, 2015
5
.min

Aplicar repelente nas crianças não é uma tarefa fácil: o pequeno não pára quieto, reclama do cheiro, passa a mão e coloca na boca. Para piorar, os pais sofrem sem saber se estão reaplicando o produto da forma certa ou exagerando e expondo o filho a risco de intoxicação. Uma das propostas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que começou a ser discutida em audiência pública, é de que todo repelente traga no rótulo princípio ativo, concentração e forma de uso.

Os dois tipos de repelentes mais comuns são o de citronela, que é natural, e o de DEET, um composto que impede que os insetos sintam o odor humano. “Apesar de o DEET em maior concentração garantir maior tempo de eficácia, crianças menores de 12 anos não devem utilizar repelentes com concentração maior que 10% devido ao risco de intoxicação”, explica Kelly França, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia/RN.

Altas concentrações podem causar nas crianças alergias de pele, enjôo, dor de cabeça e sonolência. A pele da criança é mais sensível e, por isso, a absorção do produto é maior.

Medo da dengue

Com medo de que seus filhos sejam picados pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, muitos pais acabam exagerando na dose. Mas segundo a dermatologista, um repelente com concentração de 7%, por exemplo, tem eficácia, em média, de 4 horas em crianças. “O repelente deve ser aplicado em média três vezes ao dia. Muitos pais exageram quando não é preciso”, explica Kelly França.

Outro cuidado é não colocar repelente em regiões do corpo cobertas. Se a criança está com camisa, não é necessário usar o produto embaixo, pois o suor facilita a absorção do produto, aumentando o risco de intoxicação.

A Anvisa já recomenda que os rótulos tragam informações como o princípio ativo, a concentração e a forma de uso, mas após o fim da consulta pública o órgão deverá publicar resolução tornando as informações obrigatórias.

Orientações de especialistas

BEBÊS E CRIANÇAS

Os pais devem consultar os pediatras para saber se os bebês de menos de 2 anos podem usar. Geralmente, eles indicam produtos com citronela. Crianças acima desta idade só devem usar produtos aprovados para uso infantil.

CONCENTRAÇÃO

Até os 12 anos, não são indicados produtos de DEET com concentração maior do que 10%. Algumas marcas trazem o percentual no rótulo.

CUIDADO COM AS MÃOS

Não se deve colocar repelente perto de olhos, boca e nariz da criança. O produto também não deve ser aplicado nas mãos, porque há risco de a criança levá-las ao rosto.

REAPLICAÇÃO

Não é indicado aplicar repelente mais de três vezes por dia.

SINAIS DE INTOXICAÇÃO

Alergias de pele, dores de cabeça, enjôo e sonolência.

COM FILTRO SOLAR

A criança que vai passar um dia em local em que há sol e insetos deve usar protetor solar e repelente. O protetor deve ser aplicado em casa e, 15 minutos depois, o repelente. Cada um tem de ser reaplicado de acordo com a necessidade. O filtro perde o efeito mais rápido. Por isso, produtos ‘2 em 1’ não são indicados.



Fonte: sbdrn.org.br

Veja Mais

Sua aventura de beleza continua!

Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!

Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!

No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!

Newsletter Instituto Sugita
Receba nossas novidades!

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.