Consentimento de Cookies

Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Como manter a pele saudável com o passar dos anos?

Dra. Juliana Sugita
Dra. Juliana Sugita
January 25, 2023
8
.min

A pele é o maior órgão do corpo, por isso manter a pele saudável é de extrema importância para quem não deseja ter marcas e sinais com o passar dos anos.

Sua pele é um dos seus atributos mais visíveis, influenciando a primeira impressão que as pessoas têm de você. Melhorar os cuidados com a pele, portanto, pode ajudá-lo a fixar essa primeira impressão com um brilho mais jovem e saudável.

Para obter uma pele saudável ao longo dos anos, compartilhamos algumas dicas que podem ser bastante úteis. Siga a leitura e confira!

Como manter a pele saudável

Uma pele saudável é importante por mais do que apenas razões estéticas. Cuidar da sua pele pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pele, erupções cutâneas, acne e envelhecimento prematuro da pele.

Considere estas dicas de cuidados com a pele para manter a saúde da pele.

1. Use roupas de proteção

FPU (fator de proteção ultravioleta) é uma classificação atribuída à roupa que indica o nível de proteção solar que o tecido oferece. Roupas de proteção classificadas como FPU 50 ou superior são recomendadas para bloquear os raios UV prejudiciais.

2. Aplique protetor solar diariamente

Um protetor solar de amplo espectro (FPS 30 ou superior) evita queimaduras solares e fornece uma camada eficaz de proteção contra cânceres de pele, como o melanoma.

Leia também::: Quando a depilação com luz pulsada é indicada?

3. Dê à sua pele uma folga da exposição ao sol

Os danos causados ​​pelo sol pela exposição prolongada ao sol fazem com que a pele perca sua elasticidade, levando a rugas, linhas finas e manchas escuras. Ao trabalhar ao ar livre, use protetor solar, roupas de proteção e faça pausas frequentes na sombra.

4. Hidrate a pele seca

Há uma grande variedade de produtos para a pele — hidratantes, loções e cremes — que protegem diferentes tipos de pele do ressecamento. Se você tem pele oleosa, procure um hidratante sem óleo para hidratar a pele sem aumentar a oleosidade.

5. Lave o rosto diariamente

Use um limpador facial suave e espumante uma ou duas vezes ao dia para remover as impurezas da superfície da pele. Evite usar água excessivamente quente e sabonetes agressivos que tiram a oleosidade natural da pele.

6. Esfolie a pele semanalmente

Um esfoliante é ótimo para remover as células mortas da pele dos cotovelos, joelhos e calcanhares, mas esfolie apenas uma vez por semana para evitar irritar a pele.

7. Beba muita água

A água hidrata todos os órgãos do corpo, inclusive a pele. Uma das maneiras mais fáceis de evitar a pele seca é manter-se bem hidratado.

8. Coma gorduras saudáveis

Gorduras saudáveis ​​– como as encontradas em nozes, abacate e azeite de oliva extra virgem – contêm antioxidantes que ajudam a manter as células da pele saudáveis. Os ácidos graxos ômega-3 – encontrados principalmente em peixes gordurosos, como salmão, cavala e arenque – podem manter a pele macia e hidratada.

9. Tome vitaminas

Embora você não associe vitaminas à sua rotina de cuidados com a pele, tomar um suplemento diário é uma coisa simples que você pode fazer pela sua pele. A vitamina E protege a pele contra os radicais livres e a inflamação. A vitamina C pode ajudar a clarear o tom da pele e aumentar a produção de colágeno e elastina da pele. Mas só use suplementos vitamínicos com orientação médica.

Leia também::: Mitos e verdades sobre a toxina botulínica

10. Faça exames regularmente com um dermatologista

Exames regulares por um dermatologista são recomendados para aqueles com problemas de pele, como eczema e psoríase. Essas condições são caracterizadas por erupções cutâneas que podem causar coceira.

Coçar pode levar a feridas abertas que podem facilmente infeccionar e fazer com que a erupção se espalhe. Um profissional de dermatologia pode fornecer um diagnóstico e soluções tópicas que podem ajudar a manter as condições da pele sob controle.

Os dermatologistas também podem ficar de olho em sua pele em busca de sinais de câncer de pele.

11. Evite fumar

Fumar encolhe os vasos sanguíneos na camada externa da pele, o que diminui o fluxo sanguíneo para a pele. Isso torna a pele mais pálida e a priva de nutrientes essenciais.

Tenha uma pele saudável ao longo da vida

Ao seguir as dicas que compartilhamos acima, é possível ter uma pele mais saudável, sem marcas ou sinais do tempo. E caso mesmo assim eles apareçam, saiba que hoje temos tratamentos dermatológicos minimamente invasivos e que permitem que você ganhe de volta alguns anos.

Veja Mais

Sua aventura de beleza continua!

Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!

Descubra sua melhor versão!
Marque agora a sua consulta!

No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!

Newsletter Instituto Sugita
Receba nossas novidades!

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.

Ao enviar você concorda com nossa Política de Privacidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.